Para conhecer a quantidade e as principais fontes dos Gases Efeito Estufa (GEE) no Espírito Santo, a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) sediará pela primeira vez um debate sobre metodologias de inventários de GEE. Entre os mais nocivos, estão o metano (CH4), emitido pelo setor de resíduos e considerado 21 vezes mais potente que o dióxido de carbônico (CO2).
O evento contará com a presença de representantes do Programa das Nações Unida para o Desenvolvimento (PNUD), do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), e da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental de São Paulo (Cetersb-SP), além de técnicos do Estado.
Estes representantes chegam ao encontro com uma certeza, a de que os GEE funcionam como um “cobertor” na atmosfera, ocasionando mudanças climáticas e o aquecimento global. Por isso, a necessidade de ampliar as discussões sobre o assunto e conhecer melhor as fontes desses gases, para que sejam estabelecidas políticas e ações que reduzam as emissões.
Entre as empresas que produzem GEE no Estado está a Aracruz Celulose, segundo informação do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS).
O efeito estufa é considerado o maior dos riscos ambientais do planeta. Entre os gases, estão o dióxido de carbono (CO²), o metano (CH4), o óxido nitroso (N²O) e os clorofluorcarbonos (CFCs). Também são exemplos de gases de efeito estufa os óxidos de nitrogênio (NOx), o monóxido de carbono (CO), os halocarbonos e outros de origem industrial como o hidrofluorcarbono (HFC), o perfluorcarbono (PFC).
Durante o debate serão apresentados resultados parciais do setor de resíduos e afluentes do Estado, apurados por pesquisadores da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), entre eles, Mellina Zanon Brêda e Taiana Brito Nascimento.
Para os ambientalistas, a iniciativa é válida e urgente, já que o Estado corre o risco de se transformar em um dos maiores centros emissores de gases estufa do mundo, como ressaltou a Associação Capixaba de Proteção ao Meio Ambiente (Acapema), a mais antiga ONG do Espírito Santo.
O evento para discutir os GEE será realizado no Centro Tecnológico (CT3), no auditório da Engenharia Mecânica da UFES, das 9 às 13h.
O encontro é promovido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD); MCT; Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb-SP); Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SMA), governo do Estado de São Paulo; Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seamma-ES); Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema-ES), Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e Fórum Capixaba de Mudanças Climáticas (ES).
O debate terá ainda apoio do Fórum Paulista de Mudanças Climáticas e Biodiversidade. Mais informações no email fcmc@fcmc.es.gov.br.
(Por Flavia Bernardes,
Século Diário, 17/02/2009)