O deputado Alceu Moreira (PMDB) participou nesta segunda-feira (16/02) à tarde, de reunião com os presidentes da Corsan, Mário Freitas, e da Fepam, Ana Pelini, para falar sobre a instalação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) na Lagoa dos Barros. Também estiveram presentes uma comitiva de Santo Antônio da Patrulha.
Após a reunião, ficou decidido a formação de um grupo constituído por técnicos da Fepam, da Corsan e de representantes dos municípios de Osório e Santo Antônio da Patrulha, para apontar alternativas técnicas que contribuam para a solução do impasse gerado sobre a ETE.
A ETE
A usina irá coletar e tratar o esgoto de Osório e seus efluentes serão despejados na Lagoa dos Barros, no Litoral Norte, onde costuma veranear a população de Santo Antônio da Patrulha.
A obra foi liberada pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental do Rio Grande do Sul (Fepam), o que gerou protestos por parte das autoridades e da população de Santo Antônio da Patrulha. A linha divisória das duas cidades passa pelas águas da Lagoa dos Barros, o que torna a área compartilhada.
Conheça a Lagoa do Barros
Principal rodovia de acesso ao litoral gaúcho (a Free-way) mostra uma bela vista nos 15 km em que acompanha a margem norte da Lagoa dos Barros. O local é excelente para banho. Suas águas não são poluídas, possui praias calmas sem buracos.
A pescaria depende de clima, podemos encontrar diversas espécies de peixes, tais como; traíras, butiás, cascudos, pintados, peixes-rei. Porém, por se tratar de um grande volume de águas e extensão, talvez não seja tão piscoso quanto outras lagoas, mas também temos de atribuir o fato de não haver rios que nela desembocam, sendo esta lagoa a maior captação de água da serra.
Em Santo Antônio da Patrulha, há um camping municipal que no verão é o ponto de encontro do pessoal da região, bem como de outros locais que vem para descanso.
(Por Anrianne Oliveira, com informações da Prefeitura e Câmara de Santo Antônio da Patrulha, Agência de Notícias AL-RS, 16/02/2009)