O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, destacou na sexta-feira(13/02) a atuação da Promotora de Justiça Rosani da Cunha (2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa do Meio Ambiente e do Patrimônio Cultural da Capital carioca) durante a inauguração da Nova Elevatória do Leblon.
“Essa obra tem muito da minha luta e da Promotora Rosani da Cunha. Em 2003, quando eu era deputado estadual, sugeri uma auditoria ambiental no entorno da Lagoa Rodrigo de Freitas. E isso só ocorreu porque a Promotora apertou todo mundo”, contou Minc. Ele lembrou que foi a partir daí que descobriu-se o quanto estava desgastado e precisando de reforma o sistema de tratamento de esgoto da Zona Sul.
A Nova Elevatória do Leblon, segundo o Presidente da Cedae, Wagner Victer, vai tratar 1.700 litros de esgoto por segundo. “Esse sistema do Leblon foi inaugurado em 1953. Houve uma reforma em 1958. Só agora estamos reformando novamente. Assim, haverá menos poluição nas praias da Zona Sul e na Lagoa Rodrigues de Freitas”, disse Victer.
O governador Sérgio Cabral, o vice-governador Luiz Fernando de Souza e a Secretária Estadual de Ambiente, Marilene Ramos também estiveram na inauguração da obra. O Promotor de Justiça e Chefe de Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, Sávio Bittencourt, representou o Procurador-Geral de Justiça, Cláudio Lopes, no encontro.
(
Ascom MP-RJ, 13/02/2009)