O secretário de estado do turismo, esporte e lazer, Heitor Gularte, e a equipe técnica da Secretaria de Estado do Turismo, Esporte e Lazer – RS reuniram-se nesta quinta feira,...
com a comissão organizadora do Seminário de Turismo e Sustentabilidade no Bioma Pampa, que acontecerá em maio de 2009, em Porto Alegre. Durante a reunião, foi finalizada a programação que visa chamar a atenção da comunidade para a potencialidade turística do Pampa, enquanto expressão cultural e natural única no Brasil. O evento reunirá autoridades e técnicos interessados em propor ações para o uso sustentável do bioma pampa, tendo como foco principal o desenvolvimento turístico.
Gularte destaca que é muito gratificante ser secretário de turismo em um momento em que a Secretaria e o Ministério do Turismo têm uma parceria para fazer um trabalho que destaca a importância ambiental e turística do Bioma Pampa. “Além de ser único no Brasil, é o cenário mais típico do Rio Grande do Sul, acreditamos na sua vocação turística como fonte de renda e de proteção ambiental através dos programas de turismo rural, eco turismo e turismo de aventura”, acrescenta.
A data de 17 de dezembro, foi instituída pelo Ministério do Meio Ambiente, como Dia Nacional do Bioma Pampa. De acordo com a definição técnica, bioma é uma formação contínua, com características próprias, com vegetação, relevo e hidrografia, que conferem uma caracterização exclusiva daquele espaço geográfico. O Pampa é um bioma endêmico do Rio Grande do Sul, em termos de Brasil, ocupa dois terços do Estado, abrangendo as regiões da Campanha e da Fronteira Gaúcha, parte da Região das Missões, Central e da Planície Costeira do Estado.
Estiveram presentes na reunião, a representante da Fundação Cepa, Lorena Balbot, da Fundação Zoobotânica, Luíza Chomenco, a diretora do Ministério do Turismo, Tânia Brizola, os técnicos da Setur, Álvaro Machado e Gládis Garcia, o coordenador turístico da região da Campana, Juliano Munhoz, da Abatur, Rosa Alice Salles, e Cássio Falkembach, Coordenador do Sebrae/RS, Eridiane Lopes da Silva, do Ibama/RS.
(Jornal Minuano, 16/02/2009)