A Comissão de Agropecuária, Recursos Hídricos e Minerais da Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE) realizou na sexta-feira (13/02) sua primeira reunião extraordinária. Na ocasião, os integrantes definiram o calendário de encontros e aprovaram quatro requerimentos solicitando audiência pública. Ficou decidido ainda que a comissão se reunirá às quartas-feiras, às 8 horas. Na reunião da próxima semana serão definidas as datas das audiências aprovadas na ocasião.
Antes de dar início aos trabalhos, o presidente da Comissão, deputado Neto Nunes (PMDB), agradeceu a indicação para o cargo, ressaltando a importância de estar à frente da comissão que, segundo ele, “lida diretamente com o agricultor”. “É um setor que deixa muito a desejar nos investimentos públicos, e isso acaba provocando o inchaço dos grandes centros. Por falta de condições, homens do campo partem para os maiores centros e acabam se envolvendo com os grandes problemas sociais”, relatou.
O vice-presidente, deputado Edísio Pacheco (PV), também se associou ao presidente, afirmando ter a comissão um papel fundamental para o desenvolvimento e a defesa da questão hídrica e agropecuária do Estado do Ceará. “Ano passado, realizamos várias audiências públicas para discutir as ações desenvolvidas no Interior”, lembrou.
Já o deputado Antônio Granja (PSB) admitiu ter uma identidade com o homem do campo, prometendo realizar mais ações para o setor. “Haveremos de dar uma boa contribuição tanto para a população do campo quanto para o Governo do Estado”, adiantou.
Entre os requerimentos apreciados durante a reunião está o de autoria da Comissão do Meio Ambiente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE). O documento requer audiência pública para discutir o Programa Estadual de Agrotóxicos e a legislação brasileira pertinente à política de agrotóxico.
Outros dois requerimentos, de autoria conjunta dos deputados Hermínio Resende (PSL) e Neto Nunes, solicitam debates sobre o Plano Safra da Agricultura Familiar do Ceará deste ano, e para discutir o Projeto de Cadastro e Regularização Fundiária do Estado do Ceará.
Foi aprovada também solicitação do deputado Lula Morais (PCdoB), para realização de um debate sobre o Dia Mundial da Água, comemorado no dia 23 de março.
(
Coordenadoria de Comunicação Social AL-CE, 13/02/2009)