Na Capital, atuam 380 homens prevendo incêndios
incêndios
2009-02-16
O trabalho dos bombeiros começa muito antes do incêndio. O comandante do Corpo de Bombeiros de Porto Alegre (1º CRB), tenente-coronel Altair de Freitas Cunha, cita que a principal área de atuação dos bombeiros é a prevenção, por meio do Plano de Prevenção contra Incêndio, em locais públicos e privados e em residências.
A companhia de Porto Alegre conta com 380 bombeiros que atuam na Capital, mas são os técnicos em prevenção de incêndio que executam a tarefa para evitar grandes tragédias, como em janeiro, quando pelo menos 60 moradias foram atingidas pelas chamas na vila Chocolatão. Em dezembro de 2008, segundo dados do Plano de Prevenção contra Incêndio dos Bombeiros de Porto Alegre, foram emitidas 14 advertências, realizadas 127 inspeções e sete notificações de adequações, além da emissão de 82 alvarás e 1.356 consultas técnicas prestadas. Outro atendimento que vem se destacando nos últimos dois anos é a remoção de colmeias de abelhas. 'Ainda não sabemos as causas, mas principalmente nos dias quentes a população corre o risco de picadas, o que em pessoas alérgicas ou crianças é um risco muito grande', informa o tenente-coronel.
Em locais vulneráveis a focos de incêndio e queimadas, como encostas de morros e áreas verdes, as equipes de bombeiros enfrentam dificuldades, devido a difícil acesso e condições dos ventos. Assim, fazem o apelo para que moradores dessas áreas não utilizem a queimada para se livrar da capina ou de entulhos.
(Correio do Povo, 16/02/2009)
http://www.correiodopovo.com.br/jornal/A114/N139/html/14NA9CAP.htm