A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) fará uma nova vistoria na área destinada à ampliação da pista do aeroporto das Hortênsias, localizado em Canela. A informação é do deputado Frederico Antunes (PP), a partir de audiência que manteve na sexta-feira (13/02) com a presidente da instituição, Ana Pelini.
Atualmente, o aeródromo da Serra gaúcha conta com uma pista de 1.260 metros de comprimento e 18 metros de largura. Estas características não permitem o pouso de aviões do porte médio, modelos 737 e Airbus 320, por exemplo, restringindo a chega de vôos fretados de turistas. "A Fepam tem grande interesse na análise da situação e na agilização de uma solução para liberar a área", afirmou Antunes.
Antes da reunião, o parlamentar conversou com o prefeito de Canela, Constantino Orsolin, para discutir detalhes do projeto.
Ana Pelini disse que, além de realizar uma nova vistoria, provavelmente na próxima semana irá conversar com técnicos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para agilizar a liberação da área. Ainda na semana que vem, o deputado Frederico Antunes manterá contatos com o ministro da Defesa, Nelson Jobim, e o prefeito de Canela com os técnicos da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Por Cristiano Guerra,
Agência de Notícias AL-RS, 13/02/2009)