O deputado Gilmar Sossella assumiu na tarde de quinta-feira (12/02) a presidência Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa gaúcha (AL-RS). A solenidade aconteceu no plenário da Casa. Na sessão foram empossados os presidentes de mais 11 comissões parlamentares.
Em seu discurso, Sossella propôs, na área da saúde, melhorias no Sistema Único de Saúde, campanhas para diminuir as filas na espera por transplantes de órgãos. E também ressaltou os cuidados com as epidemias que têm atingido o estado, como a febre amarela. Quanto ao meio ambiente, o deputado do PDT falou de problemas como a contaminação do ar e da água, o aquecimento global e os agrotóxicos.
No final de seu pronunciamento pediu auxílio dos deputados e de outros órgãos, citando possíveis parcerias com as secretarias Agricultura, do Meio Ambiente, da Saúde e da Educação. Também com a Emater, a Famurs, com a Associação dos Secretários de Saúde e com entidades sociais.
O projeto de Sossella para a Comissão é a descentralização das ações, a fim de apreender as necessidades e problemas das regiões e operacionalizá-los de forma que atendam as demandas coletivas e específicas pertinentes. O Deputado quer ouvir os municípios para saber o que acontece nas questões de saúde e meio ambiente pelo Estado. A proposta é promover reuniões, seminários por região, para que as informações sejam apuradas de perto.
Sossella diz que assumir a presidência dessa comissão é, além de uma honra, uma grande responsabilidade. "Esse é um desafio enorme, como já referi, não por tratar somente de temas que se relacionam diretamente com a vida, mas também por envolver a saúde das pessoas."
Por Antonio Grzybovski,
Agência de Notícias AL-RS, 13/02/2009)