A dolescentes têm percorrido as praias distribuindo folhetos explicativos sobre o meio ambiente e a importância do planeta e também auxiliando na limpeza da orla. Antes de ir para a rua, eles são orientados e precisam ter frequentado a escola. Outros, que necessitam de apoio, são encaminhados pelo Conselho Tutelar e assumem o compromisso. Quem atende esses requisitos pode chegar ao posto de agente juvenil de Defesa Civil. A oportunidade foi aproveitada por uma nova turma de 80 adolescentes, que pôde receber o certificado sexta-feira, durante solenidade no auditório da Prefeitura de Tramandaí.
Os jovens integram o programa "Praia Limpa", do município, em parceria com a prefeitura. Segundo o coordenador estadual da Defesa Civil e chefe da Casa Militar, tenente-coronel Joel Prates, a intenção é despertar o sentimento de cidadania nos jovens, todos moradores da cidade, para que se envolvam com a comunidade, sendo multiplicadores das ações.
"O foco do governo é prevenção. É o que estamos passando para estes jovens", explica. O capitão Eduardo Estevam Rodrigues e o soldado Rudinei Medina Duarte fizeram palestra sobre os perigos do mar, medidas preventivas para não ocorrer afogamentos e sobre o serviço da Defesa Civil. Além disso, foi destacada a importância de preservar o meio ambiente e da conscientização para reduzir efeitos desastres naturais ou provocados pelo homem.
O secretário da Ação Social de Tramandaí, Luiz Carlos Silva, ressaltou que alguns jovens vêm do Conselho Tutelar ou do Judiciário. "Outros são da comunidade e, para participar, pedimos que tenham participado de algum projeto promovido pelo município durante o ano", esclarece.
A jovem Bruna, de 14 anos, cursa a 8ª série do Ensino Fundamental e, apesar de não ter definido sua futura profissão, parece ser influenciada pelo programa. "Gostaria de ser professora, mas também gosto de veterinária", contou, dando um sorriso.
(
Correio do Povo, 15/02/2009)