Líderes dos produtores gaúchos estiveram reunidos, ontem, com o senador Sérgio Zambiasi para negociar apoio aos agricultores que cultivam transgênicos próximo a áreas de preservação permanente. A reunião foi a segunda de uma série de encontros que serão feitos com a bancada gaúcha no Congresso.
Os agricultores querem que o governo defina rapidamente e por meio de lei a distância limite de áreas de conservação federais para o plantio de transgênicos. A União já ingressou com recurso para reverter a decisão da Vara Federal Ambiental, Agrária e Residual de Porto Alegre, que determinou que os limites para o plantio devem ser os estabelecidos pela resolução 13/90, do Conama.
Com isso, deixou de ter validade o limite de 500 metros previsto no decreto 5.950/2006 e passou a vigorar a distância de 10 quilômetros. Conforme o presidente da Farsul, Carlos Sperotto, 1,5 mil agricultores seriam prejudicados apenas no entorno da Floresta Nacional de Passo Fundo, onde deixariam de plantar 31 mil ha. Zambiasi comentou que há produtores que têm dificuldade de adquirir sementes convencionais.
(
Correio do Povo, 14/02/2009)