Preocupado com o grande número de mortes de ciclistas, o deputado estadual pelo Pará Megale, líder do PSDB na AL-PA, apresentou projeto de Lei que dispõe sobre a obrigatoriedade de ciclovias e ciclofaixas nas rodovias estaduais. A proposição tem por objetivo, segundo o autor, preencher uma lacuna na segurança dos meios de transportes no Pará e ao mesmo tempo incentivar o uso de um transporte barato, ecologicamente correto e benéfico à população.
Na justificativa e deputado lembrou que “em todo o Brasil, com seus 5.561 municípios, existem apenas 300 quilômetros de ciclovias. Países europeus com dimensões bem inferiores têm malha viária bem mais abrangente, além disso, representa economia para milhões de trabalhadores. Mas ainda são praticamente inexistentes as campanhas para conscientização dos motoristas, já que o desprezo com o ciclista é evidente nas vias urbanas, e a morte de usuários de bicicletas é uma comprovação disso”.
“As vantagens da facilitação do uso da bicicleta são imensas. Mas, para isso, precisa-se despertar para uma realidade cruel. A falta de infra-estrutura para os ciclistas tem sido um fator falível nas políticas públicas, permitindo o desperdício de vidas e mutilação de milhares. A necessidade de mais infra-estrutura, de mais segurança aos ciclistas se impõe como necessidade imperiosa de uma verdadeira operação salva-vidas”, complementou Megale.
(Por Simone Nascimento,
AL-PA, 12/02/2009)