Santa Catarina receberá a doação de 150 kits para a construção de casas nas regiões atingidas pelas cheias. Numa primeira etapa serão destinados às regiões do Vale do Itajaí e, em seguida, ao Vale do Araranguá. Os kits são feitos com madeiras aprendidas no estado do Mato Grosso, que detém a custódia deste material.
A autorização para a doação foi feita pelo governo federal, Poder Judiciário e Ministério Público do Mato Grosso.
O deputado estadual Manoel Mota (PMDB-SC) intermediou a parceria entre o Instituto de Metrologia e Qualidade do estado vizinho (Imeq), o Instituto Nacional de Normalização, Metrologia e Qualidade Industrial (Inmetro) de Santa Catarina.
De acordo com o deputado Manoel Mota, o transporte dos kits de casas já foi garantido, gratuitamente, pela Federação das Empresas de Transporte de Cargas no Estado de Santa Catarina, através de seu presidente, Pedro Lopes. Na próxima semana deverá ser formada uma comissão para visitar os depósitos de madeiras apreendidas no estado e verificar a possibilidade de promover a mesma ação, acelerando a reconstrução de casas destruídas durante as cheias e deslizamentos do final de 2008.
(Por Scheila Dziedzic,
AL-SC, 12/02/2009)