Na tarde desta quinta-feira (12/02), a Pilleco e Cia Ltda, do Alegrete, deu mais um passo para concretizar o funcionamento da usina de energia elétrica movida pela queima da casca de arroz. Na sede da Secretaria Estadual de Desenvolvimento e Assuntos Internacionais, a empresa assinou termo para financiamento, nesta etapa, de R$ 8,6 milhões para a conclusão da unidade de geração térmica e da planta de produção de sílica.
Acompanhando o projeto desde 2004, o deputado Berfran Rosado, que tomará posse na próxima terça-feira (17/02) como secretário estadual do Meio Ambiente, participou da solenidade. Já na condição de titular da Sema RS, destacou a iniciativa de responsabilidade sócio-ambiental da empresa. "O projeto da Pilecco, que utiliza a casca de arroz como matéria-prima, demonstra total sintonia com os tempos atuais, onde é fundamental que as empresas invistam em energias renováveis", analisa Berfran. Para ele, o RS está marcando posição como referência de Estado que investe em energias limpas.
Um dos mais importantes diferenciais da Pilecco é a tecnologia empregada, que compreende a utilização e o desenvolvimento de tecnologias limpas, que atendem ao Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL). Atualmente, a geradora de energia elétrica da Pilecco (GEEA), gera 5 megawatts, suficiente para abastecer uma cidade de 35 mil habitantes. Berfran Rosado salienta a importância da consciência ambiental da Pilecco em desenvolver processos produtivos auto-sustentáveis. Em 2006, Berfran homenageou Onélio Pilecco com a medalha da 51ª Legislatura da Assembléia Legislativa, por seu caráter empreendedor e inovador.
(Por Lurdes Nascimento,
Agência de Notícias AL-RS, 12/02/2009)