O ministro do Meio Ambiente Carlos Minc anunciou um pacto com a Associação Brasileira da Indústria Exportadora de Carne (Abiec) para evitar o desmatamento da Amazônia oriundo da pecuária. Segundo Minc, o pacto será similar à moratória da soja, ou seja, Abiec deve se comprometer em não comprar produtos que áreas de desmatamento recente.
O ministro falou em debate sobre a produção sustentável na Amazônia. Minc disse que o pacto será anunciado oficialmente no começo de março e a moratória terá a participação das organizações não governamentais WWF, Greenpeace e Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon).
Segundo Minc, o pacto irá estimular o abate bovino legal. Dados do Ministério do Meio Ambiente mostram que 15 milhões de cabeças de gado abatidas por ano não têm o carimbo da Vigilância Sanitária.
O ministro da Agricultura Reinhold Stephanes também participou do debate e criticou a postura de pecuaristas da Amazônia. Segundo Stephanes, é inviável o desmatamento e a baixa produção da pecuária na região, além de gerar poucos empregos.
Stephanes anunciou que sua pasta irá divulgar, em breve, um projeto com medidas para o desmatamento zero na Amazônia.
(
Amazonia.org, 12/02/2009)