O presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Sebastião Melo (PMDB), recebeu, na manhã desta quinta-feira (12/02), o diretor presidente do Sindicato dos Engenheiros do Rio Grande do Sul (Senge-RS), José Luiz Bortoli de Azambuja.
Para Azambuja, a revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental (PDDUA) é, neste ano, uma das atividades de maior importância para a Câmara e para a cidade. Ele colocou o Senge-RS à disposição para as discussões do Plano Diretor, visando à qualificação técnica dos debates. "O Sindicato tem condição de oferecer a qualificação técnica, que é uma necessidade". A estrutura do Senge-RS também está disponível, conforme Azambuja, para a realização de eventos específicos, principalmente na área da Engenharia.
Melo agradeceu a visita e julgou que o Sindicato tem diversas formas de contribuir com as temáticas do Plano Diretor. "Temos um grande desafio pela frente, e será um passo enorme se conseguirmos, na revisão do PDDUA, possibilitar caminhos para o planejamento da cidade", disse o vereador, lembrando que a Câmara não está analisando um novo Plano Diretor, e sim projeto do Executivo que trata da revisão do PDDUA. Melo informou ainda que a Câmara reestabelecerá o Fórum de Entidades e sugeriu ao Sindicato que se aproprie do projeto do governo municipal. "Vejam o que é o Plano, quais as propostas do Executivo e no que podemos avançar. A partir daí, o Senge-RS pode intervir", completou.
O vereador João Pancinha (PMDB), que acompanhou a reunião, explicou que tem feito algumas visitas visando parcerias para as discussões do PDDUA. "O Sindicato dos Engenheiros pode fazer um acompanhamento técnico e qualificar o debate", avaliou.
(Por Taidje Gut,
Ascom CMPA, 12/02/2009)