A Governadora Yeda Crusius dará posse ao Deputado Estadual Berfran Rosado (PPS) na Secretaria do Meio Ambiente (Sema) na próxima terça-feira (17). A solenidade será às 10 horas no Salão Negrinho do Pastoreio do Palácio Piratini.
Desde o dia 21 de outubro, quando Carlos Otaviano Brenner de Moraes deixou a pasta do Meio Ambiente para assumir a Secretaria da Transparência e da Probidade Administrativa, a Sema vem sendo conduzida pelo Secretário Adjunto Francisco Simões Pires.
Natural de Rosário do Sul, o Deputado Berfran Rosado está em seu terceiro mandato na Assembléia Legislativa (AL). Formado em engenharia civil com especialização em Planejamento de Transporte, Berfran também possui MBA em Gestão Ambiental.
Líder partidário na Assembleia, em sua atuação parlamentar Berfran tem dedicado atenção ao meio ambiente. Em 2007, coordenou Comissão de Representação Externa para tratar dos licenciamentos ambientais da Fepam e, em 2008, apresentou três projetos de lei que tratam de questões ambientais e que se encontram em tramitação na AL.
HISTÓRICO - Berfran chegou à Assembleia Legislativa para seu primeiro mandato aos 39 anos de idade com experiência administrativa. Havia gerenciado o setor de transportes da Metroplan (1987-1989), foi diretor administrativo da Secretaria Estadual de Obras (1990), assessor
da Presidência da Assembleia Legislativa (1991-1992) e diretor administrativo e financeiro da Trensurb (1992-1994). Em 1995, foi presidente da Corsan e Secretário Estadual do Trabalho, Ação Social e Cidadania entre 1995 e 1997, voltando à presidência da Corsan em 1997 e 1998.
Na Assembleia Legislativa é autor da Emenda Constitucional que torna obrigatória a execução
orçamentária, protegendo os gaúchos de eventuais decisões unilaterais do Poder Executivo. Além disso, Berfran presidiu a Comissão de Fiscalização e Controle quando da sua instituição, em 2001.
Reeleito em 2002 para o seu segundo mandato na Assembleia, assumiu a Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais, dando grande ênfase a um trabalho de fortalecimento da integração entre os países do bloco e ao desenvolvimento da região de fronteira do Brasil.
Berfran também desempenhou importante papel na luta contra o aumento de impostos. É o autor da lei que obriga que produtos e serviços tenham o ICMS discriminado em placas, notas ou anúncios,
deixando claro para a população o quanto paga de impostos. A fim de incentivar o desenvolvimento do RS, o parlamentar defende as cadeias produtivas gaúchas, priorizando a exportação como carro-chefe da economia gaúcha. Desde 2004, Berfran Rosado trabalha para que o Estado receba investimentos na área da silvicultura e outras novas possibilidades.
Em 2006 foi eleito Deputado Estadual pela terceira vez.
(Sema, 12/02/2009)