Em 14 meses desde o lançamento, os postos de entrega de óleo de fritura do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) já contabilizaram o recebimento de mais de 25 mil litros do resíduo. Além de escolas, supermercados, postos de gasolina e empresas, o projeto tem incentivado síndicos a contratarem empresas para coletar o produto em seus condomínios.
A experiência tem atraído o interesse de outros municípios, que têm enviado técnicos ao DMLU para conhecer o sistema de Porto Alegre, como são os casos de Recife (Pernambuco), Alvorada e Cachoeirinha (RS), Joinville (SC) e empresas privadas de Canoas e São Paulo.
Utilização - O DMLU instalou postos onde a população pode levar o óleo, acondicionado em recipientes plásticos ou de vidro. As empresas Celgon, Ecológica, Faros e Oleoplan, conveniadas com o Departamento, coletam o óleo nos postos e o encaminham para a reciclagem. A Celgon utiliza-o para alimentar as caldeiras e também comercializa o produto para fábricas de sabões e de biodiesel; a Faros produz uma farinha-base que servirá como pré-ração; a Ecológica e a Oleoplan desenvolvem pesquisas visando à produção de biodiesel.
Postos de coleta.(Prefeitura de Porto Alegre, 13/02/2009)