O deputado estadual por Mato Grosso Dilceu Dal’Bosco (DEM), confirmou na manhã desta quarta-feira (11/02) em sessão na AL-MT, a realização da Caravana BR-163 Sustentável. Ainda com data a ser definida, a expedição, que deve percorrer cerca de 1300 km, saindo de Sinop com destino a Santarém, no Pará, pretende desmistificar a idéia de que a pavimentação da rodovia causaria sérios impactos ambientais, mostrando que a estrada está consolidada agregando, inclusive, vários municípios em seu entorno.
Outro objetivo da expedição, segundo Dilceu, é sensibilizar a classe política quanto às péssimas condições dos municípios do Norte de Mato Grosso, que sofrem com o desemprego. “A principal atividade econômica nessas cidades era extração madeireira, que ficou escassa nos últimos anos, devido a pressões de organismos internacionais. Com a redução das frentes de emprego eles estão sofrendo com êxodo, o que gera aumento populacional nas cidades pólo com Sorriso e Sinop e aumento da criminalidade”, lamenta Dilceu.
A BR-163 também possibilitará que os municípios matogrossenses utilizem o Porto de Miritituba (PA). “Ganha todo o Estado de Mato Grosso, principalmente os municípios do nortão deixarão de ser fim de linha para ser ponto de partida para exportação. Com isso estaremos agregando valores à produção agrícola além, é claro, da redução do frete da produção e dos insumos”, concluiu.
Adalto de Freitas, Daltinho (PMDB) fez um aparte para ressaltar a importância de toda a sociedade matogrossense participar do evento " E hora de fazermos realmente esse movimento", conclamou.
O Presidente do Departamento Nacional de Trânsito- Dnit, Luiz Antônio Pagot, afirmou que durante a caravana vai assinar ordens de serviço para execução das obras de recuperação e pavimentação da 163. O governador Blairo Maggi também confirmou sua participação.
Dal ‘Bosco prometeu divulgar em breve mais detalhes sobre Caravana, que será organizada por técnicos da Casa Civil, Casa Militar, Dnit e pela assessoria do parlamentar.
(Por Raphaella Padilha, AL-MT, 11/02/2009)