Uma equipe de técnicos da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) realizou, ontem pela manhã, uma vistoria para análise dos possíveis impactos ambientais no local onde será a barragem da Arvorezinha. Os dados preliminares relativos à constituição biótica da região foram levantados pela empresa Serviços Técnicos de Engenharia SA (STE), responsável pela elaboração do projeto da barragem, contratada pelo Ministério da Integração Nacional.
De acordo com o coordenador do grupo de estudos da Fepam, Marco Antônio Tirelli, as biólogas da equipe, Aida Simonetti e Tânia Burdulis, solicitaram um aprofundamento no estudo da flora e fauna. O superintendente operacional do Departamento de Água e Esgotos de Bagé (Daeb), Rodrigo Tavares, disse que a solicitação será encaminhada à STE, que deverá atender o pedido. Segundo Tirelli, quando o aprofundamento for considerado satisfatório, deverá ser redigido o estudo/relatório de impacto ambiental. O passo seguinte será a publicação do edital para a audiência pública, onde será feita a apresentação do projeto de forma detalhada para a comunidade.
Nessa oportunidade é que os bajeenses poderão debater com os técnicos e contribuir de alguma forma. Tavares esclareceu que a prioridade é a implantação do reservatório hídrico. Os outros projetos, como uma área de balneário, exploração de piscicultura e a miniusina hidrelétrica, deverão passar por um estudo de viabilidade e poderão, até mesmo, serem suprimidos do projeto principal.
(O Minuano, 12/02/2009)