O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), em discurso nesta quarta-feira (11/02), registrou encontro da bancada de senadores e deputados dos estados da Amazônia Legal com o ministro Mangabeira Unger, da Secretaria de Assuntos Estratégicos, no que foi chamado de encontro preparatório para o Fórum dos Governadores da Amazônia, a ser realizado em fevereiro, em Boa Vista (RR).
Segundo Flexa Ribeiro, Mangabeira soube ouvir sugestões e apontar corretamente soluções para a Amazônia e tem vontade política para impulsioná-las. O senador citou a necessidade de regularização fundiária, que se inicia com a edição da Medida Provisória (MP) 458/09, para regularizar as ocupações incidentes em terras situadas em áreas da União, e de zoneamento ecológico, fundamentais para o desenvolvimento da região.
- Sem que se tenha feito isso, todo o discurso são apenas palavras de palanque que, sem responsabilidade, são levadas pelo vento - disse.
Também foi discutido, informou Flexa Ribeiro, a implantação de um sistema de transporte hidroviário na Amazônia, que hoje é subutilizado por impedimentos ambientais ou por que não há eclusas nas barragens construídas para gerar energia, o que permitiria a elevação dos barcos, tornando os rios navegáveis. É preciso alterar ainda, disse o senador, a "visão equivocada" de antropólogos que defendem os interesses dos povos indígenas, visões, segundo ele, muitas vezes "calcificada".
Outro ponto discutido na reunião, acrescentou o senador, foi a defesa de um projeto de sua autoria que prevê o uso das áreas de preservação antropizadas, ou já destruídas, para utilização econômica, fazendo-se a compensação da proteção em outras áreas definidas pelo zoneamento econômico-ecológico (PLS 110/05).
(Agência Senado, 11/02/2009)