Ao menos 37 pessoas ficaram feridas após um terremoto de 7,5 graus na escala Richter atingir o nordeste da Indonésia. Segundo a imprensa local, 30 edifícios --entre eles três hospitais-- ficaram destruídos devido ao tremor.
Quase 12 horas depois do primeiro grande tremor, réplicas de 5 a 6,3 graus continuam atingindo a região e gerando pânico entre os habitantes.
O tremor foi registrado na madrugada desta quinta-feira (hora local, tarde de Brasília) e seu epicentro foi localizado no mar, a 327 quilômetros da ilha de Sulawesi, Indonésia.
Em um primeiro momento, a Indonésia havia alertado sobre a possibilidade de um tsunami, por se tratar de um sismo de grande intensidade em um ponto próximo à costa, mas retirou o alerta pouco depois.
A Indonésia fica sobre o chamado Anel de Fogo do Pacífico, uma zona de grande atividade sísmica e vulcânica que é atingida por cerca de sete mil terremotos ao ano, a maioria de baixa magnitude.
Em 26 de dezembro de 2004, um maremoto registrado em Sumatra provocou um tsunami que gerou destruição em varias nações banhadas pelo Oceano Índico e causou a morte a mais de 226 mil pessoas.
(UOL, 12/02/2009)