A Prefeitura de Tavares pretende apresentar projetos ao Ministério da Turismo, em Brasília, para obter verbas e promover o ecoturismo. Segundo o secretário municipal de Turismo, Sidnei Souza, técnicos da Ufrgs vão elaborar, em março, um inventário dos pontos turísticos da cidade. Ele ressaltou que já existem pré-projetos, como colocar saibro até a Lagoa dos Patos, providenciar iluminação pública, banheiros e chuveiros, dotando o local com a infraestrutura dos balneários. 'Agora é que o município tem Secretaria de Turismo.Antes, era apenas um departamento', observou.
Com quase 6 mil habitantes, em Tavares não há um único quarteirão que tenha preservado o passado afro-açoriano da cidade.
O nome do município se deve ao coronel Antônio da Silva Tavares, proprietário de terras na região. Com o asfalto recapado no trecho de ligação a São José do Norte, a tendência, conforme Souza, é de incremento do turismo, em especial nos locais que englobam a Lagoa dos Patos e o Parque Nacional da Lagoa do Peixe, onde é possível avistar muitos flamingos. O secretário também destacou que, dia 18, deverá ter audiência com a chefe do Ibama, Maria Tereza Queiroz Melo. Segundo ele, a ideia é solucionar o conflito entre fiscais da instituição e pescadores, que reclamam do monitoramento da atividade no parque.
(
Correio do Povo, 12/02/2009)