O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) dará suporte técnico para os alunos do Centro de Tecnologia em Pesca e Aquicultura em Piúma, que será construído no sul do Estado. O centro é uma reivindicação antiga da população local e terá verba da Secretaria Especial de Agricultura e Pesca (Seap).
Ao todo, serão investidos R$ 10 milhões na obra. A previsão é que 40 cursos profissionalizantes sejam oferecidos a partir de 2010, aos pescadores e agricultores na região, interessados em trabalhar com aqüicultura no Estado.
O Centro ocupará a área onde funcionava a antiga escola de pesca, que atualmente encontra-se desativada, e terá apoio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, antigo Cefetes.
Dentre os objetivos do Centro de Tecnologia em Pesca está a introdução de tecnologias modernas de captura e conservação; otimização logística de distribuição; agregação de valor ao produto; capacitação contínua do pescador e sua família, e estudos sobre o ecossistema costeiro. Além disso, deverá estimular, adaptar, desenvolver e transferir tecnologia de cultivo de organismos marinhos como moluscos, peixes e crustáceos.
O local abrigará ainda laboratórios de qualidade de água, de nutrição animal, de botânica marinha e de zoologia aquática, além de unidades de engenharia naval e pesqueira.
Segundo informações da Federação das Colônias e Associações de Pesca do Estado, apesar de ser implantado no sul do Estado, onde estão 70% dos pescadores registrados do Estado, o centro irá beneficiar pescadores e agricultores de 15 municípios. Ao todo, cerca de 1.600 famílias serão beneficiadas, dos municípios Pinheiros, Montanha, Pedro Canário, São Mateus, Jaguaré, Conceição da Barra, Boa Esperança, Nova Venécia, Vila Pavão, São Gabriel da Palha, Vila Valério, Águia Branca, Ecoporanga , Água Doce do Norte, Barra de São Francisco.
Os recursos para a implantação do centro são oriundos de emenda da bancada capixaba no Congresso Nacional.
(Por Flavia Bernardes,
Século Diário, 12/02/2009)