Um novo analisador de material particulado foi colocado em operação dia 10, na esquina das avenidas Borges de Medeiros e Salgado Filho. Adquiridos com recursos do Fundo Municipal Pró Defesa do Meio Ambiente, tiveram um custo de R$ 274. 500 e são originários da Suécia. O equipamento analisa as partículas inaláveis do ar, que podem atingir os alvéolos pulmonares causando diversos problemas respiratórios.
O secretário municipal do Meio Ambiente, Professor Garcia, acompanhou na manhã desta terça-feira, 10, explicou que os analisadores contam com tecnologia de última geração, oferecendo dados automáticos a todo momento, o que qualificará a obtenção de informações sobre a qualidade do ar de nossa cidade. Salientou que o aparelho executa a medição de hora em hora, cujos dados são colhidos posteriormente pelos técnicos.
Primeira análiseO dado mais recente extraído pelo novo analisador refere-se ao dia 9 de fevereiro, quando registrou-se o índice de 88 µg/m³ (microgramas por metro cúbico de ar) Segundo a Resolução 03/90 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), a concentração média de poluentes atmosféricos em 24 horas deverá ser de 150 microgramas por metro cúbico de ar. Além do analisador da Estação Centro, que já está em funcionamento, nos próximos dias será instalado outro equipamento na Estação Azenha (Praça Princesa Isabel).
(
Prefeitura de Porto Alegre, 12/02/2009)