Mais de 600 microaçudes estão em fase de construção nas regiões atingidas pela estiagem. O governo do Estado também perfura poços artesianos em áreas rurais e urbanas, além de promover a renegociação do programa Troca-Troca de Sementes e do apoio à readequação da dívida dos agricultores junto ao Pronaf. Até o momento, a estiagem causa desde perdas nas lavouras de verão e nas pastagens para o gado de leite e de corte até dificuldades no abastecimento de água para o consumo humano e animal.
Nos últimos 20 dias, a Defesa Civil recebeu o decreto de situação de emergência de 12 municípios. Ao todo, são 97 localidades, com a inclusão de Alegrete, Caiçara, Cândido Godói, Dom Pedrito, Getúlio Vargas, Jacutinga, Maçambará, Porto Xavier, São Borja, São Pedro do Butiá, Senador Salgado Filho e Vista Alegre. Em algumas regiões, os reservatórios de água já começam a voltar aos níveis normais, depois das fortes chuvas.
Os municípios afetados são das regiões Norte, Noroeste e Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. Estima-se que aproximadamente 185 mil pessoas tenham sido atingidas diretamente pela falta de chuva. A Defesa Civil alerta e orienta a população para o uso racional de água e monitora a situação dando o apoio necessário às famílias nas regiões prejudicadas.
(Governo do Estado, 12/02/2009)