Servidores da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) fizeram uma manifestação na Estação de Tratamento de Esgotos Samambaia e Melchior, na manhã desta terça-feira (10/2). Os trabalhadores reivindicam melhores condições de trabalho no local e a falta de um aterro para a destinação de resíduos sólidos.
Por volta das 6h30, os manifestantes ocuparam a entrada da unidade. Faixas de protesto foram pregadas e um carro de som comandou todo o movimento. Segundo informou o diretor de imprensa do Sindicato dos Empregados da Caesb (Sindágua-DF), Edvan Aquino, não houve paralisação das atividades e o manifesto foi uma ação voluntária.
“Não temos proteção individual como luva, jaleco e botas. Com isso, temos contato direto com o esgoto. Sem contar que as peças e equipamentos mecânicos estão sucateados”, afirmou Aquino.
Uma outra reclamação dos funcionários é com a destinação dos resíduos sólidos, o que tem gerado a contaminado do rio Melchior. O material líquido é separado do sólido, depois de tratado o líquido é depositado no rio. Enquanto isso, a parte sólida é retirada da centrífuga é a destinação correta seria um aterro sanitário, no entanto, há cinco anos tem sido colocado em um depósito – localizado na entrada da unidade. “Já procuramos inúmeras vezes a direção da Caesb, mas nada até hoje foi feito”, disse Aquino.
(Por Célia de Castro,
Correio Braziliense, 11/02/2009)