Ao menos quatro pessoas morreram na passagem de um tornado pelo sul do Estado de Oklahoma, nos Estados Unidos. Os fortes ventos deixaram cerca de 50 pessoas feridas e interromperam o fornecimento de eletricidade em várias partes de Oklahoma e do Texas.
A principal cidade atingida foi Lone Grove, de 4.600 habitantes. Veículos e partes de casas foram arrastados pelo tornado na região, a 160 quilômetros ao sul da capital e maior cidade do Estado, Oklahoma City.
O Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos alertou que outros dois tornados devem se formar na região nas próximas horas. O órgão não informou qual a intensidade do tornado que atingiu a região centro-sul do país nesta terça.
A companhia de fornecimento de combustível e eletricidade Oklahoma Gas & Electric estimou que ao menos 9.300 pessoas devem ter ficado sem luz --devido à queda de torres de transmissão de energia no Estado.
"Nós estamos no escuro", afirmou o morador Doug Sanderson à agência de notícias Associated Press. "Não acho que há algo a ser feito em uma hora dessas para nós."
Em ao menos quatro cidades do Texas, várias casas foram destruídas pelo tornado, que passou arrancando telhados e sugando carros pelo caminho. Um shopping center ficou completamente descoberto no condado de Waco devido à força dos ventos.
(UOL, 11/02/2009)