O Google informou, nesta terça-feira, que está aperfeiçoando seu PowerMeter, um software que indica às pessoas quais aparelhos consomem muita energia e quais são os que consomem menos.
O anúncio é feito no momento em que o gigante californiano de Internet investe em uma rede de fornecimento de energia elétrica inteligente ("smart grid") para rastrear e administrar melhor o consumo de energia.
O software, PowerMeter, testado pelos funcionários do Google, recebe informação de medidores e dispositivos elétricos "inteligentes" e, depois, envia um relatório aos usuários dos computadores, que lhes indica como estão utilizando a energia.
Um engenheiro do Google disse ter economizado 3.000 dólares, no ano passado, graças ao relatório do PowerMeter sobre alguns objetos de alto consumo elétrico em sua casa.
O Google citou estudos que indicam que apenas de 5 a 10% das pessoas têm acesso aos detalhes de seu consumo elétrico nas contas.
"Acreditamos que os consumidores têm direito de estarem informados sobre como usam a energia em casa", disse Ed Lu, engenheiro do Google.
(Último Segundo, 11/02/2009)