Na manha desta terça-feira (10/02), em audiência em Brasília, o ministro da Justiça Tarso Genro recebeu do deputado estadual Jerônimo Goergen (PP) e do presidente da Fetag, Elton Weber,a solicitação para que use de sua influencia junto ao governo federal, no sentido de convencer o governo a revogar o decreto ambiental 6.514 e determinar aplicação e readequação do Código Florestal, considerado ultrapassado. Esta posiçao foi unificada por produtores rurais em encontros como o que aconteceu no último final de semana em Tupanciretã.
De acordo com estudos elaborados pela assessoria econômica da Farsul, se o decreto for colocado em prática, o RS perderá cerca de 7% do PIB, comprometido com a não utilização de 20% de terras destinadas a reserva legal.
O ministro Tarso Genro manifestou que nao tinha conhecimento da gravidade da repercussao da medida e solicitou ao representante gaúcho, dados mais concretos para que possa interferir neste assunto de acordo o pleito com produtores.
Reforma política
O Deputado Jerônimo Goergen, que em 2008 acompanhou comitiva gaúcha em Brasília solicitando rapidez nos encaminhamentos da reforma polícita junto ao presidente Lula, conversou com Tarso Genro sobre o tema. O ministro confirmou que nesta terça feira (10) estaria entregando ao Congresso a proposta de reforma política que deve ser debatida nas casas legislativas. O parlamentar manifestou ao ministro o temor que tem no item que propicia a troca de partidos (janela partidária). Tarso confirmou que o item tratando do tema integra a minuta da proposta, mas que a entrega do projeto a Câmara dá inicio a um amplo debate junto ao parlamento e sociedade civil para discutir sobre o tema.
"A reforma política é a principal reforma que o país precisa, espero que tenhamos uma a altura que a sociedade brasileira necessita", enfatiza o parlamentar.
(Por Alexandre Farina, Agência de Notícias AL-RS, 10/02/2009)