A presidente da Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional, deputada Janete Capiberibe (PSB-AP), quer discutir o transporte aéreo na região. Preocupada com o acidente ocorrido no Amazonas, no último sábado (07/02), quando morreram 24 pessoas, a parlamentar vai propor a realização de audiências públicas, com a participação de especialistas e representantes do governo.
Capiberibe lembrou que o transporte aéreo é fundamental para vencer as grandes distâncias, abastecer e levar serviços essenciais às comunidades isoladas da Amazônia.
Medidas saneadoras
Segundo a deputada, o controle da atividade ainda não é adequado e o acidente do último sábado revela a urgência da adoção imediata de medidas saneadoras. Ela ressalta em especial a discrepância nas informações sobre o número de vítimas resultantes do acidente.
"Isso demonstra que é necessário que o Congresso Nacional, a Câmara e a Comissão da Amazônia se interessem para que esse controle seja mais efetivo, que essa política de tráfego aéreo aqui na Amazônia seja segura", observa.
Exemplo fluvial
Janete Capiberibe explicou que a ideia é adotar o mesmo procedimento promovido quanto ao transporte fluvial na região. Há cerca de 2 anos, um grupo de trabalho composto por representantes do setor público e da iniciativa privada estudam uma nova política de navegação para a Amazônia.
A deputada também vai convidar integrantes da Comissão da Amazônia para fazer o acompanhamento das investigações relativas ao acidente e propor sugestões para tornar o transporte aéreo mais seguro na região.
(Por Idhelene Macedo/Rádio Câmara, Agência Câmara, 09/02/2009)