Após mais de seis meses fechada, a Barra de Ibiraquera, em Imbituba, no Sul do Estado, finalmente foi reaberta e trouxe alívio aos pescadores artesanais da região. Com o canal livre, a lagoa volta a receber água do mar, ação que renova os cardumes de peixes e crustáceos e reduz os efeitos da poluição causada pelo esgoto doméstico.
As obras de reabertura da barra foram concluídas no final de semana. Como o local fica nos limites da Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca, a aprovação do projeto surgiu de uma reunião entre integrantes da unidade de preservação, pescadores artesanais e moradores da localidade de Ibiraquera.
Para os profissionais da pesca, o momento ideal para abertura do canal deveria ser neste mês, já que um possível atraso faria com que os cardumes, em fase de crescimento, se deslocassem para alto-mar e não para a lagoa, o que causaria prejuízos à atividade. Nas próximas semanas, moradores e representantes de órgãos ambientais pretendem se reunir novamente para encontrar soluções definitivas em torno da abertura da barra e principalmente como combater a poluição.
– A abertura da Barra de Ibiraquera é uma medida emergencial. A partir de março será criado um grupo de trabalho entre a integrantes da área de preservação, prefeituras, pescadores artesanais, organizações não-governamentais e universidades. Serão analisados critérios técnicos e legais e o conhecimento popular dos pescadores tradicionais para propor soluções permanentes – disse a chefe da APA da Baleia Franca, Maria Elizabeth Carvalho da Rocha.
(
Diário Catarinense, 10/02/2009)