Os integrantes da Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul reuniram-se na tarde desta segunda-feira (09/02) com o delegado permanente do Brasil junto à Associação Latino-Americana de Desenvolvimento e Integração (Aladi) e ao Mercosul, Regis Arslanian.
No encontro, o embaixador relatou as propostas formuladas pelo governo brasileiro em resposta às reivindicações dos paraguaios relacionadas à usina de Itaipu. As propostas são o aumento do fator de multiplicação utilizado para o cálculo do valor da energia a ser pago pelo Brasil ao Paraguai, a criação de um fundo de desenvolvimento e a abertura de linha de crédito, pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), para a construção de uma linha de transmissão de energia entre Itaipu e Assunção.
Estavam presentes à reunião a senadora Marisa Serrano (PSDB-MS) e os senadores Romeu Tuma (PTB-SP), Pedro Simon (PMDB-RS) e Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC). Em entrevista após a reunião, Tuma manifestou a opinião de que o assunto Itaipu não deve ser tratado no Parlamento do Mercosul porque se trata de uma questão bilateral.
(Por Rita Nardelli, Agência Senado, 09/02/2009)