Depois de ter enfrentado a pior epidemia de dengue de sua história, o Rio de Janeiro intensifica agora em 2009 as ações de combate à doença para evitar uma epidemia ainda maior neste verão.
No sábado (7), na Cidade de Deus, zona oeste da cidade, a Secretaria Municipal de Saúde realizou na Praça Roberto Valeriano, a ação "Celebração da Saúde e da Cidadania".
O evento marcou o início da estratégia Ação nos Bairros, quando durante toda a semana, cerca de 80 agentes de endemias e soldados do Corpo de Bombeiros, além de 30 voluntários, estarão visitando mais de 18 mil residências e estabelecimentos comerciais da área, em busca de possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.
A Comlurb também esteve presente no local com o grupo de garis Chegando de Surpresa, com apresentações teatrais e musicais voltadas para a conscientização da população sobre os riscos da doença e da necessidade de se manter uma limpeza urbana adequada, de modo a minimizar a possibilidade de proliferação do mosquito.
Levantamento recente da área de endemia da Secretaria de Saúde na Cidade de Deus constatou que o índice de infestação por focos do mosquito na região chegou a três vezes mais que o tolerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Até a última quarta-feira (4), em todo o estado do Rio de Janeiro, foram notificados 567 casos de dengue, com seis óbitos sendo investigados, sob suspeita de terem sido causados pelo mosquito transmissor da doença.
No ano passado, quando o estado viveu a pior epidemia de sua história, foram notificados mais de 250 mil casos da doença, que pode ter matado cerca de 300 pessoas. Desse total, 36% estavam na faixa etária entre zero e 15 anos.
(Por Nielmar de Oliveira, Agência Brasil,
AmbienteBrasil, 09/02/2009)