O aviso na caixa de correspondência de que iriam perder os contêineres próximos a suas casas não foi bem recebido por um grupo de moradores do bairro Dores. Desde a última quinta-feira, uma mobilização em prol dos contêineres começou a ser feita. Até a tarde de ontem, cerca de 150 pessoas já haviam colocado o nome no abaixo-assinado que defende a permanência do sistema de coleta. A ideia dos organizadores da mobilização é entregar o documento à prefeitura e ao Ministério Público.
– Moro neste bairro há 52 anos e acredito que houve uma melhora significativa com o recolhimento por contêiner. O lixo não fica mais espalhado. Por isso, queremos até mais contêineres no local e não que eles sejam retirados – diz o industriário Leonardo Godoy, 52 anos, que se integrou ontem à mobilização.
O grupo quer evitar a volta da coleta tradicional de lixo. Já a prefeitura avisou que começa hoje a retirada de 42 contêineres e a recolocação deles em áreas consideradas mais problemáticas. Onde os reservatórios forem retirados, as lixeiras antigas voltarão a ser instaladas, e a coleta tradicional recomeçará a partir de sexta-feira.
Entre os locais que terão os contêineres retirados, está a Rua Anibal Barão, quase esquina com a Rua Becker Pinto, no bairro Dores. É ali, bem próximo do contêiner, que fica o bar de Valmir Segatto, 56 anos. O local se transformou no ponto de encontro daqueles que defendem a permanência do novo sistema. No local, o grupo comanda o abaixo-assinado.
MAISLinha Verde
A prefeitura colocou à disposição um telefone para dúvidas e sugestões sobre contêineres. O telefone é o (55) 3921-7151. O número funciona de segunda a sexta-feira, das 8h ao meio-dia
(
Diário de Santa Maria, 09/02/2009)