A Prefeitura de Porto Alegre já apresentou ao secretário Nacional de Transporte e Mobilidade Urbana, Luiz Carlos Bueno de Lima, o plano de construção do Centro de Materiais Recicláveis (Cemar) na Capital. Idealizado pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), o centro irá beneficiar catadores e carroceiros da Capital. A unidade será construída na avenida Frederico Mentz, em terreno cedido pela prefeitura, num investimento estimado de R$ 1,5 milhão.
A intenção do centro é dar condições de trabalho e geração de renda aos catadores e carroceiros afetados pela lei nO 10.531/08, de autoria do vereador Sebastião Melo (PMDB), que prevê a retirada gradual das carroças das ruas em até oito anos. Na reunião organizada pelo presidente da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), Kevin Krieger, e que teve a participação dos vereadores Sebastião Melo e João Carlos Nedel, o diretor-geral do DMLU, Mário Moncks, e sua equipe técnica apresentaram as bases do Cemar com o objetivo de obter recursos do governo federal para a construção da unidade. Krieger acredita que Bueno, vinculado ao Ministério das Cidades, será um parceiro fundamental no projeto.
A unidade deverá abrigar 350 pessoas, que farão a triagem dos resíduos recicláveis entregues pelo DMLU. No local, haverá todos os equipamentos necessários para o trabalho, como balança, prensa e elevador para erguer fardos, além de cozinha comunitária e salas para a realização de cursos de capacitação profissional. Os catadores recebem o lixo recolhido no Centro, pré-selecionado pelo DMLU. Assim, os carrinheiros não precisarão buscar o material nas ruas. Os resíduos separados pela população vão gerar emprego e renda a essas comunidades e auxiliar na preservação do meio ambiente. Segundo dados da EPTC, em Porto Alegre existem 4,6 mil carroceiros emplacados, e 5,7 mil autorizações para habilitação.
(
Correio do Povo, 09/02/2009)