A necessidade de preservação da água será tema da 32ª Romaria da Terra, que neste ano ocorrerá em Sapucaia do Sul. O tradicional evento será realizado no próximo dia 24, terça-feira de Carnaval. Os organizadores esperam mais de 20 mil participantes, especialmente integrantes de movimentos sociais urbanos e rurais, ONGs, políticos e religiosos. O percurso de 1,5 quilômetro terá início às 8h, na comunidade Sagrada Família, e terminará no Parque Pesqueiro, por volta das 15h30min. No local haverá palco para manifestações populares e tendas dos movimentos sociais.
Luiz Antônio Pasinato, da coordenação da Comissão Pastoral da Terra (CPT), adiantou que a romaria terá como cenário o rio dos Sinos, junto ao local onde ocorreu a mortandade de peixes em outubro de 2007. 'Queremos refletir o que restou daquela tragédia, o que aconteceu com os responsáveis pelo desastre ecológico e que medidas foram tomadas em defesa do rio', disse.
Sob o tema 'Água, sangue da terra', a romaria terá cenários que retratam a poluição, os agrotóxicos, as iniciativas de recuperação dos rios e os projetos de reciclagem de lixo. O evento é organizado pela CPT, Vicariato de Canoas e Conferência Nacional dos Bispos do Brasil/Sul 3.
(
Correio do Povo, 09/02/2009)