Protesto reuniu milhares de pessoas contra a construção de estação de tratamento de esgoto no localCerca de duas mil pessoas se juntaram, ontem à tarde, em um abraço simbólico à Lagoa dos Barros, em Santo Antônio da Patrulha. O ato foi realizado em protesto contra uma estação de tratamento de esgoto que está sendo construída em Osório. A lagoa, frequentada por inúmeros moradores da cidade, abriga riquezas naturais e está na pauta da prefeitura para incentivar o ecoturismo. Ontem, milhares de pessoas aproveitaram o dia com sol para nadar no local. Outros permaneceram na chamada Prainha da Lagoa, com infraestrutura para camping, com churrasqueiras e bares.
De acordo com o prefeito de Santo Antônio da Patrulha, Daiçon Maciel da Silva, não se trata de um antagonismo à cidade vizinha, mas de conhecer melhor o projeto.
Até o momento, salientou Silva, os ofícios enviados à Fepam e à Prefeitura de Osório pedindo explicações sobre o projeto não tiveram retorno. Silva alegou nunca ter sido chamado para discutir a obra. Ele ficou sabendo do projeto da estação de tratamento de esgoto quando foi pescar e passou pela construção. Um terço da lagoa pertence a Santo Antônio da Patrulha e outros dois terços, a Osório. Silva destacou ainda o fato de o manancial fazer parte da Lagoa dos Patos, e não da bacia do rio Tramandaí. 'Nesse caso, ocorre uma transposição de bacias', explicou o prefeito. 'Ocorrendo isso, tem que haver uma conversa entre os dois municípios que são banhados por ela', enfatizou.
Silva e o seu colega de Osório, Romildo Bolzan Júnior, tiveram dois encontros, com poucos resultados. 'O prefeito de Osório alegou que apenas 4% da água contaminada chegariam à lagoa', lembrou Silva. 'Então questionei o motivo de ter sido escolhida a Lagoa dos Barros em vez de uma outra, entre as existentes em Osório. A resposta foi que eles não poderiam lançar esgoto nas lagoas onde captavam água', observou. Depois de muita insistência, os representantes de Santo Antônio da Patrulha conseguiram que o Ministério Público Estadual marcasse uma reunião para o próximo dia 16, a fim de discutir o assunto.
(
Correio do Povo, 09/02/2009)