Os deputados Nelson Härter, segundo Secretário da Mesa, Ivar Pavan, presidente da Assembléia Legislativa, e Nelson Marchezan Júnior, reuniram-se com o secretário Chefe da Casa Civil, José Alberto Wenzel, na tarde de sexta-feira (06/02). Na companhia de representantes de outros parlamentares que visitaram municípios da região Sul, na quinta-feira (05/02), entregaram a Wenzel relatório preliminar sobre os graves estragos causados pela enchente da semana passada.
Härter, em nome dos demais deputados e dos prefeitos dos municípios atingidos, solicitou a agilização por parte da Casa Civil da homologação do estado de emergência daquelas cidades. Lembrou que ainda estão sendo coletadas informações, em razão das áreas de difícil acesso.
“Este documento é importante, uma vez que grupo de representação daquelas áreas estará em Brasília, na próxima quarta-feira, em encontro com o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, quando serão solicitados recursos financeiros”, justificou o peemedebista. O secretário Wenzel anunciou que força-tarefa trabalhará durante o final de semana para elaborar uma súmula a ser publicada no Diário Oficial do Estado, segunda-feira. “Vamos desenvolver todos os esforços para que os prefeitos possam apresentar, na Capital federal, este levantamento”, assegurou o Chefe da Casa Civil. Da mesma forma, o secretário aceitou sugestão do deputado Härter no sentido de que integrante da Defesa Civil acompanhe a comitiva gaúcha. É preciso haver a homologação por parte do Estado do Rio Grande do Sul para reconhecimento de Brasília.
O deputado Ivar Pavan, que não pode acompanhar o grupo, uma vez que estava no velório do deputado federal Adão Pretto, solicitou que Härter narrasse ao Chefe da Casa Civil aquilo que foi visto naquelas áreas, uma vez que reprersentou o Legislativo como segundo secretário. O peemedebista destacou os elevados prejuízos financeiros decorrentes da situação, citando que só em Pelotas os gastos para a reconstrução ultrapassam os R$ 50 milhões. “Cálculos indicam que as enxurradas carregaram mais de 71 mil mudas de árvores, nas áreas de reflorestamento e das encostas dos rios, além de centenas de quilômetros de fios e postes”, exemplificou. Härter, em nome dos prefeitos, elogiou a atuação da Defesa Civil estadual. O tenente-coronel Joel Prates, coordenador estadual de Defesa Civil, presente à audiência, observou que esta era uma das maiores tragédias gaúchas recentes, uma vez que vitimou 14 pessoas.
(Por Celso Bender, Agência de Notícias AL-RS, 06/02/2009)