Cerca de seis mil galões de óleo residual foram descarregados no Rio Des Plaines, em Chicago, Estados Unidos, na manhã deste domingo (08/02), segundo informações oficiais.
O vazamento veio de um contêiner da Caterpillar Inc. que fica ao longo do rio em Rockdale, conforme o oficial da Guarda Costeira americana William Mitchell. Dos 65 mil galões que vazaram de dentro do container, aproximadamente seis mil foram parar no rio.
"O material percolado escorreu montanha abaixo e entrou no rio”, disse Mitchell.
O vazamento contaminou uma área estimada em três milhas do rio, que foi interditado para uso comercial, segundo o oficial. Várias agências locais estão trabalhando com a Guarda Costeira para remover o material.
A Guarda Costeira está utilizando barreiras de contenção flutuantes para assegurar que o material não se espalhe ainda mais, disse Mitchell. Uma vez contido o resíduo, caminhões serão utilizados para sugar o lodo e enviá-lo para aterro.
A Guarda Costeira passou a noite de domingo (08/02) trabalhando. A causa do acidente está sob investigação, conforme o oficial. Não há informações sobre quando o problema teria começado.
A Caterpillar emitiu a seguinte declaração:
"Uma quantidade indeterminada de resíduos ultrapassou a capacidade de depósito da unidade de produção da Caterpillar em Joliet, Illinois. A Caterpillar notificou adequadamente as autoridades sobre o fato e a companhia imediatamente deu início a ações corretivas onde foi descoberto o vazamento. Aparentemente, algum resíduo entrou no Rio Des Plaines. A companhia está coordenando esforços para conter e remediar o vazamento. A Caterpillar está comprometida a dar início a uma responsável vigilância ambiental e à parceria comunitária, e a companhia irá investigar a causa deste incidente e colocará em ação práticas de gestão que minimizem o potencial de futuras ocorrências."
(Por Deanese Williams-Harris, tradução Cláudia Viegas, Chicago Tribune, 08/02/2009)