Vários incêndios florestais atingem o sul da Austrália em meio à pior onda de calor que deve se manter no fim de semana com temperaturas que podem chegar a 46ºC. Ao menos quatro Estados australianos sofrem com os incêndios.
Os principais Estados atingidos por incêndios são Austrália do Sul, Victoria, Nova Gales do Sul, e o Território da Capital.
Algumas partes de Victoria já estão há 12 dias seguidos com temperaturas superiores a 40 graus. Em Melbourne, o necrotério da cidade recebeu na semana passada cerca de 50 corpos por dia de vítimas do calor.
A previsão é de que o Estado registre neste fim de semana um dos dias mais quentes da história do país.
O incêndio do parque de Bunyip State, a sudeste de Melbourne, já cruzou as barreiras de contenção, seguem fora de controle e podem atingir as cidades de Labertouche, Jindivick West e Tonimbuk. Autoridades do Estado estão preocupadas com a rede elétrica, que pode ser atingida pelo fogo.
Em Nova Gales do Sul, um incêndio próximo ao lago Macquarie, no litoral norte do Estado, destruiu 180 hectares e avança em direção ao sul, pressionado pelos fortes ventos do norte.
Os bombeiros também trabalham no incêndio da área de Tumut, 90 quilômetros a oeste de Canberra, capital australiana, que já queimou 500 hectares de floresta e também continua fora de controle.
Segundo o serviço de meteorologia local, serão os últimos dias da onda de calor que afetou a Austrália durante as últimas duas semanas, pois a chegada de ventos do sul, no domingo, causará uma queda de temperaturas de até 20 graus.
(Folha de S. Paulo, com informações da EFE, 07/02/2009)