Após consulta aos pescadores artesanais, barra da Lagoa de Ibiraquera será aberta
apa da baleia franca
pesca artesanal
2009-02-06
Situada no território da Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca, a barra da Lagoa de Ibiraquera, em Imbituba-SC, será aberta até a próxima sexta-feira (06/02). A decisão pelo melhor momento dessa ação é de competência legal da Unidade de Conservação e já conta com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente do município.
Em reunião com um coletivo de pescadores artesanais e moradores da região, realizada dia 3/2 no Conselho Comunitário de Ibiraquera (CCI), a abertura foi relatada como necessária para diminuir a poluição da lagoa. Para os pescadores artesanais, esse é o momento ideal, considerando a pequena probabilidade dos camarões jovens seguirem para o oceano.
O alto índice de poluição da Lagoa de Ibiraquera se deve principalmente às moradias irregulares que vêm se multiplicando nas áreas de preservação permanente e na linha de terra de marinhas. As construções escoam o esgoto diretamente para a lagoa. Com a chegada de veranistas, a diversão se transforma em perigo para a saúde pública.
Os pescadores artesanais, também moradores da área turística, concordam com a abertura da barra e afirmam que a ação deve acontecer imediatamente. Durante a reunião no CCI, mestres de pesca explicaram que o camarão, produto importante para a renda dessas famílias, ainda está juvenil. Se houver demora em abrir a barra, eles irão crescer e seguir facilmente para o oceano, impossibilitando a pesca.
A responsabilidade da poluição da Lagoa de Ibiraquera não se deve somente às construções em áreas irregulares. O bairro possui fossas que atingem o lençol freático, pois esse se encontra em um nível igual ao da lagoa em diversos pontos, contaminando-a ainda mais.
(Por Anita Campos, Ascom APA da Baleia Franca - ICMBIO)