O Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico Tecnológico (CNPq/MCT) e as fundações estaduais de Amparo à Pesquisa lançam, em meados de março próximo, uma chamada pública para projetos de pesquisa dentro do Acordo Cooperação em Ciência e Tecnologia entre o Brasil e a União Européia (UE).
Esta chamada apoiará propostas conjuntas de pesquisa, desenvolvimento e inovação em biocombustíveis, executadas em colaboração científica entre cientistas brasileiros e de países-membro da UE.
Será dada prioridade a projetos relevantes para a segunda geração de biocombustíveis que envolvam pesquisadores de no mínimo três países, sendo um deles obrigatoriamente o Brasil. Espera-se que as propostas conjuntas tenham como foco o incremento de tecnologias avançadas para produção de combustíveis de segunda geração a partir de recursos naturais brasileiros e europeus.
Os brasileiros interessados em participar do Edital Brasil-UE devem submeter as propostas diretamente ao CNPq, seguindo as normas estabelecidas na chamada. Os parceiros europeus devem apresentar os projetos à UE, conforme orientações na página eletrônica correspondente.
(Ministério da Ciência e Tecnologia,
CarbonoBrasil, 05/02/2009)