O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, advertiu hoje, em Nova Deli, que o fracasso na luta contra o aquecimento global irá provocar uma catástrofe económica e social a nível mundial. "Os desertos estão a expandir-se. A escassez de água está a aumentar. As florestas tropicais estão a desaparecer. As nossas reservas de pesca, que eram abundantes, também estão ameaçadas", declarou Ban Ki-moon, na sessão inaugural de uma conferência sobre desenvolvimento sustentável, a decorrer na capital indiana.
"Se o combate contra as mudanças climáticas fracassar, a pobreza e as privações vão aumentar. Isso vai desestabilizar as economias, vai alimentar a insegurança e vai minar os objectivos ao nível do desenvolvimento sustentável", advertiu o responsável. O secretário-geral da ONU pediu ainda às nações desenvolvidas e aos países em vias de desenvolvimento que "encontrem um acordo sobre a redução das emissões de CO2 (dióxido de carbono)", durante a conferência internacional sobre as alterações climáticas em Copenhaga, prevista para Dezembro deste ano.
Na capital dinamarquesa, a comunidade internacional terá de alcançar um acordo global ambicioso no intuito de travar as alterações climáticas, apesar das dificuldades agravadas pela crise financeira, e prestar provas do compromisso face às questões ambientais.
O acordo a alcançar será o sucessor do Protocolo de Quioto (1997), que expira em 2012. "Copenhaga irá esclarecer os compromissos dos países desenvolvidos para reduzir as emissões (...) mostrar os esforços que os países em desenvolvimento estão dispostos a fazer para alcançar um acordo ambicioso, abrangente e que possa ser ratificado", declarou o líder das Nações Unidas, que considera 2009 "o ano da mudança climática".
(Lusa, 06/02/2009)