Uma delegação de parlamentares gaúchos, coordenada pela Comissão de Assuntos Municipais e deputados da região Sul do Estado, visitou a cidade de Turuçu na manhã desta quinta-feira (05/02). Os parlamentares verificaram a situação das 350 famílias desabrigadas pela enchente na última semana. Turuçu fica a 220 km de Porto Alegre, possui 3.900 habitantes e é a cidade mais atingida da região: 60% de sua área foi alagada. A ação do Parlamento gaúcho foi deliberada pela Mesa Diretora a pedido do presidente da Casa, deputado Ivar Pavan (PT). Participam da visita o presidente da comissão, deputado Aloísio Classmann (PTB), o representante da presidência, deputado Nelson Härter (PMDB), e os deputados Ronaldo Zulke (PT), Pedro Pereira, Adilson Troca (PSDB), Luis Augusto Lara (PTB) e Raul Carrion (PCdoB).
A comissão reuniu-se com lideranças municipais e moradores no Centro Social dos Idosos. O deputado Aloísio Classmann manifestou a solidariedade do Parlamento gaúcho aos moradores da região, e o deputado Luis Augusto Lara lembrou do papel da Assembléia Legislativa na agilização dos procedimentos de socorro aos atingidos. A comissão ressaltou, também, o papel da Assembleia na agilização para a homologação da situação de emergência pelo governo do Estado, requisito necessário para se obter verbas do governo federal. A representante do Corede Sul, Selmira Fehrenbach, colocou a entidade à disposição para colaborar no socorro aos desabrigados.
Os parlamentares visitaram pessoas atingidas pelas águas e verificaram os bueiros na avenida Artur Lange, um dos principais pontos atingidos pela enchente, onde constataram a necessidade de se construir uma ponte seca no local. Durante a visita, a Defesa Civil do Estado entregou “kits” com oito itens, entre eles cobertores e colchões.
Prioridades
À tarde, os parlamentares estiveram reunidos com lideranças da região na prefeitura de Pelotas. Na oportunidade, a Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) entregou aos integrantes da Comissão de Assuntos Municipais um documento coletivo que reivindica medidas emergenciais e estruturantes para amenizar os prejuízos dos municípios da região atingidos pelas chuvas no final do mês de janeiro.
Conforme o documento, o governo federal precisará focar esforços em seis ações: reestabelecimento do transporte nas estradas federais mais afetadas, como as BRs 116, 392 e o trecho da ferrovia entre Capão do Leão e Pelotas; liberação de recursos para a aquisição de equipamentos rodoviários e de material destinado à reconstrução de pontes e pontilhões destruídos ou danificados pela água; repasse de verbas para a recuperação de estradas vicinais e para reforma, reconstrução ou relocação de moradias. As lideranças da região solicitam ainda a prorrogação de contratos e novas linhas de financiamento destinadas aos produtores que tiveram safras destruídas, bem como, para empresas que sofreram danos e perda de estoques. Outra reivindicação refere-se a liberação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para que as famílias atingidas possam reformar suas casas e readquirir movéis e equipamentos domésticos.
Durante toda a tarde, a comissão estará na prefeitura reunida com prefeitos e lideranças da região para ouvir relatos e debater outras alternativas.
(Por Fabiane Moreira, com Gilmar Eitelwein e Daniela Bordinhão, Agência de Notícias AL-RS, 05/02/2009)