Novo presidente irá propor interiorização dos trabalhos da comissão e incentivo a doação de órgãos
O deputado Gilmar Sossella será o presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa nos próximos dois anos. Ele assume o cargo por indicação da bancada do PDT e toma posse no próximo dia 12.
Sossella irá propor um plano de ação da comissão para que sejam incentivadas e incrementadas as doações de órgãos para transplantes em todo Estado, além de universalizar o conhecimento sobre o acesso ao Sistema Único de Saúde.
Conforme Sossella, as ações serão incrementadas com a descentralização dos trabalhos da comissão, que irá ao interior para discutir soluções com o cidadão sobre os diversos problemas que afetam o setor de saúde em todo Estado, entre eles, a falta de medicamentos de alta complexidade e a dificuldade do cidadão em conseguir atendimento de média complexidade, especialmente cirurgias.
Sossella destaca que o meio ambiente estará em destaque na pauta da comissão neste projeto de interiorização dos trabalhos. Questões relacionadas ao aquecimento global, lixo e fontes de energia alternativa também estarão na pauta dos trabalhos em 2009 e 2010.
(Por Antonio Grzybovski, Agência de Notícias AL-RS, 05/02/2009)