Protocolo de cooperação será firmado entre o Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e o município de Cambará do Sul no sentido de esforços conjuntos para resolver questões que envolvem os limites do Parque Nacional dos Aparados da Serra e a comunidade de Morro Agudo, naquele município.
Reunião para tratar do assunto foi mantida na última semana, em Brasília, entre o Secretário Estadual do Meio Ambiente em exercício, Francisco Simões Pires; o prefeito de Cambará do Sul, Aurélio Alves de Lima; a secretária municipal de Turismo, Marelise Raupp Hugentobler; o diretor das Unidades de Conservação do Instituto Chico Mendes, Ricardo Soavinski; e o diretor do Bioma Mata Atlântica, Bernardo Brito.
O secretário Francisco explica que a Sema dará sua contribuição devido à experiência que tem na gestão de 23 unidades de conservação estaduais. “O Estado contribuirá com o Instituto Chico Mendes aportando o nohall e a estrutura da Sema para que se estabeleça uma perfeita harmonia entre a comunidade de Morro Agudo e o Parque Aparados da Serra”, declara Simões Pires.
Segundo o Secretário, entre alguns dados apresentados na reunião, sobre a situação do turismo em Cambará do Sul, está o fluxo de 100 mil turistas/ano no município. “A importância turística daquela região está bem compreendida pelo Instituto Chico Mendes, tanto é que o Parque Aparados da Serra é prioridade dentro do Plano Nacional de Turismo”, ressalta Simões Pires.
Ele prevê que o protocolo de cooperação será assinado dentro de 30 dias. O Secretário faz lembrar que a evolução do assunto para uma colaboração mútua entre União, Estado e Município surgiu de reunião mantida no ano passado com o então Chefe de Gabinete da Governadora Yeda Crusius, José Carlos Breda, atual Secretário das Obras Públicas.
Simões Pires destaca que tem sido uma preocupação da Sema manter ações integradas com outros órgãos em benefício da valorização das áreas protegidas e de um melhor aproveitamento pela sociedade das unidades de conservação, que abrigam , além de belas paisagens, ecossistemas indispensáveis para o equilíbrio da natureza. Nesse sentido, a Sema já firmou cooperação com a Secretaria Estadual do Turismo e com a Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas Portadoras de Deficiência e de Altas Habilidades no RS (FADERS).
(
Sema, 05/02/2009)