Fundação Gaia - Legado Lutzemberger promove Design em Sustentabilidade
fundação gaia
construções ecológicas
2009-02-06
Está programada para abril a primeira edição do curso Educação Gaia - Desing em Sustentabilidade no Sul do Brasil que acontecerá nas cidades de Porto Alegre e Viamão, contando com parcerias do Gaia Education com: a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, através da Pró Reitoria de Extensão da UFRGS, o Museu da UFRGS e da Linha de Pesquisa em Edificações e Comunidades Sustentáveis do Núcleo Orientado para a Inovação da Edificação (NORIE); o Instituto Caminho do Meio e o Núcleo Amigos da Terra Brasil (NAT/Brasil).
O curso Educação Gaia é baseado em um currículo criado pelo consórcio internacional de educadores conhecidos como GEESE (Global Educators for Sustainable Earth) que há 10 anos desenvolvem currículos e cursos em design e desenvolvimento de assentamentos humanos sustentáveis. O programa combina investigação teórica com trabalho prático, empoderando indivíduos, organizações e comunidades com o conhecimento necessário para o redesenho sustentável de suas realidades. Seus educadores têm as Ecovilas mais bem estabelecidas do mundo como sua fonte de inspiração.
O currículo é organizado em forma de mandala com quatro dimensões intrínsecas à experiência humana: social, ecológica, econômica e visão de mundo e é uma contribuição oficial à Década Internacional da Educação para o Desenvolvimento Sustentável da ONU (2005-2014). Atualmente são 35 programas oferecidos em centros de referência dos cinco continentes.
No Brasil, tem sido oferecido desde 2006, em São Paulo, em uma parceria entre a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, através da UMAPAZ (Universidade de Meio Ambiente e Cultura da Paz), e os grupos Ecobairro e Ecovila São Paulo.
O programa gaúcho acontecerá a partir de abril, com aulas noturnas durante a semana no Museu da UFRGS e com imersões nos finais de semana no Instituto Caminho do Meio, em Viamão. O programa soma 120 horas de aulas, ministradas por educadores de renome internacional e nacional como May East, Jonathan Dawson, Marcus Arruda, Dominic Barter, Lama Padma Samten, Prof. Miguel Sattler, Lucia Helena Paz, Ailton Krenak e muitos outros.
A proposta pedagógica busca criar um continente que integre o urbano e o rural, a ciência e a espiritualidade, a academia e os movimentos sociais.
As inscrições poderão ser feitas a partir de 15 de fevereiro através do formulário on-line no site www.gaiabrasil.net.
(Texto recebido por e-mail, 05/02/2009)