A cidade de Quixadá, no Ceará, recebeu nesta quarta-feira (04/02) a equipe do Pacto das Águas para a realização de mais uma oficina preparatória. Os deputados Cirilo Pimenta (PSDB), Manoel de Castro (PMDB) e a deputada Rachel Marques (PT) estiveram presentes, acompanhando os trabalhos promovidos pelo Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da Assembleia Legislativa (AL-CE).
“O envolvimento dos municípios é fundamental nesta fase do Pacto. Devemos ter compromisso com a vida no semi-árido, que é onde a gente vive”, afirmou o presidente do Comitê da Bacia de Banabuiú e vice-prefeito de Quixadá, Airton Buriti.
Para o deputado Cirilo Pimenta, originário da região, o Sertão Central é foco de ações do Estado desde 1884, quando começou a ser construído o primeiro açude, o do Cedro. Segundo Cirilo, o Poder Público sempre teve que mostrar ação e rapidez para minorar os problemas dos sertanejos nos períodos de seca. De acordo com ele, depois de 100 anos, a preservação da água é atual, mas agora se enfatiza a preocupação que cada prefeito deve ter com o saneamento de suas cidades, melhorias na oferta e qualidade da água.
A presidente da Câmara de Quixadá, vereadora Eli Leal, enfatizou a aproximação que a Assembléia tem conquistado com as mais diversas regiões do Estado por meio de seus sistemas Interlegis e os cursos via Unilece. “Observamos agora uma maior integração com os municípios”, afirmou.
Em sintonia, a deputada Rachel Marques, representando o presidente da Assembléia Domingos Filho (PMDB), destacou a aproximação que a Assembléia tem buscado manter com a população, deslocando suas atividades para as diversas regiões do Estado. “Por meio do Conselho de Altos Estudos, poderemos oferecer ao estado idéias e colaborações para incentivar o desenvolvimento de forma sistemática”, disse.
Já o deputado Manoel de Castro comparou os recursos hídricos ao salário mínimo. “Nem sempre chega até o fim do mês, tem que poupar sempre”, disse. As ações de Educação com a população, para ele, nunca são demais, principalmente porque um dos índices levados em conta para favorecer o desenvolvimento é a quantidade per capita de água.
A atual fase do Pacto das Águas conta com o apoio dos comitês de bacias e das gerências regionais da Companhia de Gerenciamento dos Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh) e tem como resultado final a elaboração de um Plano Estratégico dos Recursos Hídricos do Estado.
(Coordenadoria de Comunicação Social AL-CE, 04/02/2009)