De posse da palavra no plenário da Assembleia Legislativa de São Paulo (AL-SP), o deputado Carlos Giannazi (PSOL) pediu ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, no último dia 3, que os dois órgãos investigassem, com urgência, os gastos com a publicidade da Sabesp. Ele encaminhou, no mesmo dia, requerimento de informação ao governador José Serra pedindo esclarecimentos sobre o mesmo assunto.
De acordo com o parlamentar, a Sabesp gastou, no ano passado, cerca de R$ 28 milhões em publicidade na mídia de outros estados brasileiros. O montante corresponde quase ao mesmo valor que o governo estadual mineiro gastou no período. A notícia foi veiculada pela Folha de S. Paulo em janeiro e há fortes indícios de que a iniciativa dá início à campanha publicitária de José Serra à presidência da República.
"Não se pode deixar de comprovar a ousadia do governador paulista quando se trata de usar o dinheiro público da forma como ele acha melhor e mais interessante para si próprio, principalmente em se tratando de ano pré-eleitoral e que a visibilidade é meta a ser perseguida", argumenta Giannazi.
(Da assessoria do deputado Carlos Giannazi, AL-SP, 04/02/2009)