Começou hoje o processo de mobilização para instalação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piranhas-Açu (CBH Piranhas-Açu), que banha os estados da Paraíba e do Rio Grande do Norte. Uma capacitação dos mobilizadores para instalação do comitê será realizada hoje (4) e amanhã (5), na sede da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Seridó (Adese), em Caicó (RN).
A Adese foi a instituição indicada para coordenar todas as fases de instalação do comitê, incluindo o processo eleitoral dos novos membros. A instalação inclui, ainda, uma série de atividades de mobilização da população local, com início agendado para o próximo dia nove. A posse dos membros eleitos do CBH Piranhas-Açu está prevista para o final de julho.
A bacia hidrográfica do rio Piranhas-Açu abrange um território de mais de 42mil km² distribuídos entre cerca de 150 municípios da Paraíba e do Rio Grande do Norte, onde vivem aproximadamente 1.552.000 mil habitantes.
A agropecuária é a principal atividade econômica da região, com destaque para a agricultura de subsistência de feijão, milho e a pecuária extensiva. A carcinicultura (criação de camarões) é uma atividade com grande expansão na região do Baixo Açu, fazendo do Rio Grande do Norte o maior produtor nacional do crustáceo.
No campo da indústria, o destaque vai para a área têxtil, cortumes, sal, cerâmicas, laticínios e a indústria de petróleo e gás. A mineração é explorada principalmente no Seridó dos dois Estados, onde predomina a extração de pedras semipreciosas (água marinha, berilo, turmalinas, etc.), entre outros.
Mais informações em http://www.piranhasacu.cbh.gov.br/default.aspx.
(Por Carol Braz, da
ANA, 04/02/2009)